Como utilizar a previsibilidade do fluxo de caixa a favor do negócio


O controle e a boa gestão financeira são o ponto de partida para o sucesso de qualquer tipo de negócio. E neste ponto, a previsibilidade do fluxo de caixa se apresenta como um elemento importante para garantir que os recursos financeiros da empresa estejam sempre disponíveis nos momentos certos, permitindo um planejamento eficaz, garantindo a estabilidade para as operações e um crescimento sustentável nos negócios.

O que é previsibilidade do fluxo de caixa?

A previsibilidade do fluxo de caixa envolve a capacidade de projetar as entradas e saídas, proporcionando uma visão clara da saúde financeira futura da empresa e contribuindo para a redução de riscos financeiros inesperados, além de garantir que o negócio tenha os recursos necessários para operar eficientemente.

Desta forma, podemos listar que os principais benefícios da previsibilidade do fluxo de caixa são:

Melhoria no planejamento financeiro;
Otimização de recursos;
Tomadas de decisões mais assertivas e estratégicas;
Base de informações para o desenvolvimento de um planejamento estratégico;
Melhorias nos relacionamentos comercial e financeiro;
Redução de riscos financeiros;
Identificação de problemas financeiros precocemente;
Ampliação da eficiência operacional.

As características particulares do agronegócio tornam a previsibilidade do fluxo de caixa ainda mais importante, de forma que a empresa passa a obter benefícios como:

Gestão da sazonalidade: possibilidade de planejamento financeiro ao longo do ano, garantindo que tenham recursos suficientes durante os períodos de baixa receita e aproveitando os picos de receita de forma estratégica.

Antecipação de custos variáveis: gerenciamento de custos que sofrem por flutuações de preços e cotações do dólar, realizado de forma mais eficaz, evitando surpresas que possam comprometer a saúde financeira do negócio.

Planejamento do investimento: investir em novas tecnologias, maquinários e melhorias na infraestrutura são essenciais para a competitividade no agronegócio. A previsibilidade do fluxo de caixa ajuda a identificar os melhores momentos para realizar esses investimentos de acordo com os períodos de maior disponibilidade de recursos.

Antecipação quanto a necessidade de captação de recursos: visualizar com antecedência a necessidade de recursos financeiros permite que o produtor possa buscar junto a agentes financeiros linhas de crédito em condições mais atrativas de prazo e taxas de juros.

Neste outro conteúdo, abordamos mais sobre o fluxo de caixa no agronegócio, o que é importante para que você tenha uma visão geral sobre o funcionamento e a importância desta ferramenta.

Realizando previsibilidade do fluxo de caixa

Agora que sabemos o quão fundamental esta ferramenta é para a estabilidade financeira e o sucesso de qualquer negócio, especialmente no setor do agronegócio, onde a sazonalidade e as variáveis externas podem afetar significativamente as operações, separamos os passos essenciais para que você possa começar a realizar a previsibilidade do fluxo de caixa de forma eficaz em seu negócio:

1. Coleta de dados
Histórico de transações: reúna dados históricos de entradas e saídas de caixa. Isso inclui despesas administrativas, operacionais, pessoal e encargos e outras despesas. Ter um histórico detalhado auxiliará na identificação de padrões e tendências.
Previsões de receita: projete as receitas futuras com base em contratos existentes, previsões de vendas, sazonalidade e cotação do dólar.
Previsões de custos: projete os custos de produção com base nos pedidos e previsões de compra e preços de mercado, atenha-se à sazonalidade de entrega e cotação do dólar.

2. Análise de padrões sazonais
Identificação de ciclos: no agronegócio, os ciclos de produção são sazonais. Identifique períodos de alta e baixa receita ao longo do ano. Use dados históricos para mapear esses ciclos e prever períodos de maior e menor fluxo de caixa.
Impacto de fatores externos: considere o impacto de fatores externos, como condições climáticas, pragas, e flutuações de preços de insumos. Estes fatores podem afetar significativamente a produção e, consequentemente, o fluxo de caixa.

3. Projeção de entradas e saídas de caixa
Receitas projetadas: baseado nas previsões de vendas, projete as entradas de caixa para os próximos meses. Inclua todas as fontes de receita, como vendas de produtos, subsídios e outros recebimentos.
Saídas previstas: projete as saídas de caixa, incluindo custos e despesas operacionais, despesas administrativas, arrendamento, dentre outros. Considere tanto custos fixos quanto variáveis. Além disso, considere também outras saídas como investimentos, saídas financeiras, pró-labore e dividendos, dentre outros.

4. Monitoramento e ajustes contínuos
Revisão regular: revise as previsões de fluxo de caixa regularmente, ajustando-as conforme necessário, afinal as condições de mercado e operacionais podem mudar.
Análise de desvios: compare as previsões com os resultados reais para identificar possíveis desvios, áreas que precisam de ajustes e melhorias nas previsões futuras.

5. Elaborando o fluxo de caixa
O fluxo de caixa divide-se basicamente em três partes, além da visão de entradas e saídas:

1. Operacionais;
2. Investimentos;
3. Financiamento.

Esta visão, baseada no regime de caixa, é que contribui diretamente para a formação de previsibilidade por meio de:

Visão clara da liquidez;
Identificação de padrões sazonais;
Planejamento de caixa;
Análise de desempenho operacional;
Gestão de investimentos e financiamentos;
Previsão de necessidades de financiamentos e linhas de crédito.

Você sabe como contar com a previsibilidade para o seu fluxo de caixa saudável?

Tenha o apoio necessário para o desenvolvimento e análise do seu fluxo de caixa, por meio de uma equipe de profissionais especializados nas particularidades do agronegócio.

Atuamos com soluções analíticas, estratégicas e orientativas, para uma análise e previsibilidade de cenários que contribuirão para manter a liquidez em suas operações.

Fale com a gente e conheça nossa assessoria agro!


Outros conteúdos

Erros comuns no planejamento orçamentário no agronegócio e como evitá-los

Erros comuns no planejamento orçamentário no agronegócio e como evitá-los

Assessoria Administrativo-Financeira

No agronegócio, onde os ciclos produtivos são longos e as variáveis externas podem mudar rapidamente,…

Saiba mais
Como fazer um planejamento estratégico efetivo no agronegócio

Como fazer um planejamento estratégico efetivo no agronegócio

Assessoria Administrativo-Financeira

O planejamento estratégico é o processo direcionador de uma empresa para o longo prazo. Esse…

Saiba mais
A gestão financeira como pilar da continuidade no agronegócio

A gestão financeira como pilar da continuidade no agronegócio

Gestão Financeira

No agronegócio, especialmente devido às suas características e dependência de fatores externos, como condições climáticas,…

Saiba mais
Ver todas publicações