Como fazer um planejamento estratégico efetivo no agronegócio

O planejamento estratégico é o processo direcionador de uma empresa para o longo prazo. Esse processo abrange a realização de uma análise profunda acerca da situação atual, a definição de uma visão de futuro, a formulação de objetivos específicos e a criação de planos de ação para alcançá-los.

No Agronegócio, o planejamento estratégico ganha ainda mais importância devido à grande influência de fatores externos que podem impactar diretamente o negócio. Além disso, os riscos envolvidos nesse setor são elevados, exigindo uma abordagem estruturada e antecipada para mitigar incertezas e maximizar oportunidades. Assim, a adoção de um planejamento estratégico eficaz torna-se crucial para garantir a sustentabilidade e o crescimento das empresas do agronegócio, mesmo em cenários de alta volatilidade.

Mas afinal, como estruturar um planejamento estratégico efetivo?

Para garantir que o planejamento estratégico seja efetivo e traga os resultados esperados é essencial seguir um processo estruturado. 

1 – A primeira etapa consiste em elaborar um diagnóstico do cenário atual, uma das ferramentas utilizadas para isso é a Matriz SWOT (FOFA).

Em primeira análise avaliam-se questões internas à empresa que são:

– Seus pontos fortes, suas FORÇAS, como por exemplo possuir uma unidade produtiva de vários anos com longo histórico de altas médias produtivas;

– Suas FRAQUEZAS, como por exemplo situação financeira de menor liquidez que nem sempre permite a efetivação das compras dos insumos no momento ideal.

Na sequência são avaliadas questões externas à empresa que são:

– As OPORTUNIDADES que ela pode aproveitar perante o mercado, como por exemplo o uso de novas tecnologias na atividade;

– As AMEAÇAS que são fatores externos que podem impactar negativamente no negócio, exemplificando as recentes mudanças climáticas e seus impactos no ciclo de chuvas.

Esta etapa permitirá ao produtor avaliar seu negócio de forma muito ampla e ter a compreensão acerca do grande impacto que fatores externos têm sobre seu negócio.

2 – Em uma segunda etapa devem ser definidos os princípios que nortearão a empresa:

  • Missão – onde devemos definir o projeto para a existência da empresa, o motivo pelo qual ela exerce suas atividades;
  • Visão – informa onde a empresa pretende chegar em um determinado espaço temporal;
  • Valores – referem-se às crenças que devem orientar a todos que estão ligados a empresa;
  • Propósito: Alguns pesquisadores referenciam o propósito como novo ponto de estratégia para engajamento interno e motivador externo de relação da marca com o mercado, é uma peça fundamental da identidade e da estratégia de negócio.

Agora fica a pergunta, por que fazer isso em sua fazenda? Um dos principais resultados desta etapa está ligado a seus colaboradores que tomam conhecimento claro acerca dos objetivos e valores da empresa, tornando-os mais engajados ao negócio e permitindo que todos os departamentos trabalhem em prol de um objetivo comum.

3 – A próxima etapa envolve a elaboração de um plano de ação que consiste em estabelecer os objetivos e metas de forma a garantir que estes respeitem os cinco critérios denominados “SMART”, ou seja, estes devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.

Exemplo de metas que obedecem a estes critérios:

Objetivo: Consolidar e melhorar a geração de caixa do negócio

  • Meta 1: Investimento de R$ 50 MM em máquinas e implementos na Fazenda Maria ao longo dos próximos 5 anos para melhorar o parque de máquinas, em consequência aumentar produtividade e reduzir custo de manutenção.

Responsáveis:

  • Financeiro: viabilizar financiamento com recurso subsidiado;
  • Equipe técnica: avaliação de quais máquinas e equipamentos devem ser adquiridos e quais devem ser vendidos.

Em síntese, é essencial que o plano de ação demonstre claramente qual é o ponto final desejado, o passo a passo e responsáveis por sua execução e também deve estar alinhado a capacidade financeira da empresa.

4 – Como última etapa deve ser realizado o monitoramento do plano, acompanhando e mensurando seus resultados.

Embora esta seja a última etapa, esta é essencial para a continuidade do processo uma vez que a empresa está situada em um ambiente dinâmico e por isso, o planejamento estratégico deve ser adaptável às mudanças internas e externas, garantindo a sustentabilidade no longo prazo.

A implementação de um processo de auditorias interno pode ser a chave para que as medições de resultados avaliem a real entrega de valor de cada objetivo estratégico. 

O planejamento estratégico integrado com o planejamento financeiro

Um dos pilares de um planejamento estratégico bem-sucedido é a sua conexão com o planejamento financeiro e no agronegócio isso não é diferente. Um planejamento financeiro bem estruturado deve estar em total sintonia com objetivos e metas traçados no planejamento estratégico.

Confira abaixo algumas das maneiras para que essa integração possa ocorrer:

  • Projeção de fluxo de caixa e alocação de recursos de forma eficiente e que priorize as áreas do negócio que oferecem maior retorno estratégico e financeiro;
  • Gestão de riscos e planejamento de ações de contingência;
  • Monitoramento e ajustes estratégicos baseados no desempenho financeiro;
  • Melhor planejamento de investimento, identificando o momento ideal para expandir as operações.

Tenha o apoio para o desenvolvimento de um planejamento estratégico efetivo

Um planejamento estratégico bem elaborado, quando integrado ao planejamento financeiro, é uma ferramenta poderosa para garantir o sucesso no seu negócio.

Conte com o apoio de profissionais qualificados multidisciplinares e com experiência de atuação no agronegócio e tenha ainda mais assertividade no desenvolvimento e gestão de seu planejamento, tendo clareza nas ações necessárias para uma melhor gestão financeira e sustentabilidade de suas operações.

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